Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Auditor-chefe

Auditor-chefe

Auditor(a)-chefe do Ministério Público da União

O(A) Auditor(a)-chefe é o chefe da Auditoria Interna do Ministério Público da União e é responsável por assessorar o(a) Procurador(a)-Geral da República no âmbito das competências da Auditoria Interna do Ministério Público da União, remetendo ao PGR qualquer impugnação de atos de despesa ou renúncias de receita considerados ilegais ou irregulares, indicando as providências saneadoras cabíveis. Além disso, estabelece a realização de fiscalizações nas unidades integrantes do MPU, zelando pelo cumprimento das normas que regem a administração contábil, orçamentária, financeira, patrimonial e de pessoal.

Promove, ainda, a articulação com as unidades de auditoria interna dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, visando à compatibilização das orientações e da execução de atividades afins, atuando como interlocutor junto ao Tribunal de Contas da União.

 

Sobre o atual Auditor-chefe do MPU

RONALDO DA SILVA PEREIRA

Telefones: (061) 98416-0902/3212-8686
Correio Eletrônico:

 

Nascido em Brasília (DF), é servidor de carreira do Ministério Público da União, no cargo de Analista do MPU/Gestão Pública. É especialista em Contabilidade Pública, Lei de Responsabilidade Fiscal e Gestão Pública.

No período de 2014 a 2015, trabalhou no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Confea), atuando como Superintendente Administrativo e Financeiro Substituto, Presidente da Comissão Permanente de Licitação, Coordenador da Comissão para Revisão dos Normativos de Pessoal, Chefe do Setor de Administração de Pessoal, Gerente de Administração de Pessoal InterinoSuperintendente Administrativo e Financeiro Substituto e Chefe do Setor de Licitações e Contratos Substituto. 

Na Auditoria Interna do MPU, foi Coordenador de auditoria de acompanhamento da gestão em 2019 e, no mesmo ano, foi nomeado como Auditor-chefe da Auditoria Interna do Ministério Público da União, cargo que ocupa até os dias atuais.

Possui em torno de 1000 horas em treinamento, dos quais se destacam:

  • Curso de Formação de Auditores Internos - Nível intermediário (AUDI 2), com ênfase em órgãos públicos – Instituto de Auditores Internos do Brasil (IIA BRASIL);
  • Audi TI Instituto de Auditores Internos – Instituto de Auditores Internos do Brasil (IIA BRASIL);
  • 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º Workshop – Programa Prático de Capacitação na Aplicação da Metodologia de Auditoria Baseada em Riscos;
  • Segurança em Auditoria do Curso de Auditoria Baseada em Riscos - Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU);
  • Risco em Auditoria do Curso de Auditoria Baseada em Riscos - Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU);
  • Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance - Instituto Fenasbac.