Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / PGMQ / O que é o IA-CM?

O que é o IA-CM?

Considerando o papel fundamental exercido pelas auditorias internas no fortalecimento dos processos de governança das organizações, a Auditoria Interna do Ministério Público da União – Audin/MPU adotou o modelo de capacitação IA-CM - The Internal Audit Capability Model for the Public Sector (The IIA Research Foundation, 2009).

O IA-CM é uma ferramenta que identifica os fundamentos necessários para uma função de auditoria interna efetiva no setor público. É um modelo universal com comparabilidade à volta de princípios, práticas e processos que pode ser aplicado globalmente. Além disso, estabelece os passos para que uma função de auditoria interna possa progredir de um estágio inicial para um estágio mais forte e efetivo, geralmente associado a organizações mais maduras e complexas.

O IA-CM compreende 5 níveis de capacidade progressivos, nos quais são descritas as atividades de auditoria referentes àquele nível. Os níveis são: 1 – Inicial; 2 – Infraestrutura; 3 – Integrado; 4 – Gerenciado; 5 – Otimizado. A partir da implementação de processos sustentáveis e institucionalizados em um determinado nível, constrói-se a fundação para que a atividade avance para o próximo nível.

No serviço público, é esperado alcançar, pelo menos, o Nível 3 – Integrado para que se considere uma atividade de AI eficaz e madura. Atingir esse nível significa que a AI está em conformidade com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna (Normas - IPPF) e concentra seus esforços em assuntos de capacidade, independência e objetividade.

Dessa forma, para que a auditoria interna esteja adequada às normas internacionais há necessidade de atualização da base normativa, composta, entre outros, pelos seguintes documentos:

  • Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Ministério Público da União: instrumento de convergência das práticas de auditoria interna governamental exercidas no âmbito do MPU com normas, modelos e boas práticas internacionais, estabelecendo princípios, conceitos e diretrizes que nortearão as práticas da auditoria interna além de fornecer uma estrutura básica para o aperfeiçoamento de sua atuação, com a finalidade de agregar valor à gestão do MPU;
  • PGMQ - Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna do Ministério Público da União: estabelece atividades de caráter permanente destinadas a avaliar a qualidade,a produzirinformações gerenciais e a promover a melhoria contínua da atividade de auditoria interna do MPU;
  • Manual de Auditoria: orientar tecnicamente as equipes de auditoria sobre os meios de operacionalizar os conteúdos constantes do Referencial Técnico. Este documento, portanto, se propõe a indicar formas de colocar em prática os requisitos definidos, de modo a contribuir também para uniformizarentendimentos e práticas;
  • Manual de Elaboração de Relatório de Auditoria: visa orientar, de forma prática, a etapa de comunicação de resultados, de forma a promover a competência profissional dos auditores em conformidade com os princípios que norteiam a auditoria interna governamental;
  • Manual para elaboração do PAINT e RAINT - estabelece a sistemática para elaboração, comunicação e aprovação do Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT e para elaboração e comunicação do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna – RAINT da Auditoria Interna do MPU.