Consultoria
Apresentação
O que é?
A Consultoria é serviço de auditoria interna que possui natureza de aconselhamento. Trata-se de auxílio prestado às Unidades do MPU em ações de implementação ou de aperfeiçoamento de processos de trabalho relacionados a assuntos estratégicos do órgão.
Conceito da Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (Internacional Professional Pratices Framework – IPPF) promulgado pelo Instituto de Auditores Internos (The Institute of Auditors – IIA)
Atividade de aconselhamento e serviços relacionados prestados ao cliente, cuja natureza e escopo são acordados com este e se destinam a adicionar valor e a aperfeiçoar os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles da organização, sem que o auditor interno assuma qualquer responsabilidade que seja da administração.
Tipos de consultoria
FACILITAÇÃO
Ocorre por meio da participação de representante da Audin-MPU em discussão sobre assuntos estratégicos do Órgão em comitês, grupos de trabalho ou reuniões, sempre de forma consultiva.
TREINAMENTO
Prestado por representante da Audin-MPU atuando como replicador de conhecimento sobre processos relacionados a governança, gestão de riscos e controles internos do Órgão.
ORIENTAÇÃO
Desenvolvida por meio da elaboração, publicação e divulgação de informativos, cartilhas, referenciais, orientações e qualquer outro tipo de divulgação de informações à administração, visando orientá-la em relação aos assuntos estratégicos do MPU.
ASSESSORAMENTO
Trata-se da realização de estudos focados para a identificação de proposta (s) de solução (ões) mais adequadas ao processo de trabalho objeto da consultoria. Nesse caso, a atividade é desempenhada em conjunto pela equipe da Audin-MPU e a unidade demandante.
Consultoria x Avaliação
A diferença mais representativa entre uma atividade e outra é que o resultado do processo de AVALIAÇÃO apresenta O QUE DEVERIA ser feito pela unidade, enquanto o produto da CONSULTORIA aconselha COMO PODE ser feito pela unidade.
Como solicitar
A demanda deve ser subscrita por representante da alta gestão da unidade demandante e encaminhada via Sistema Único, conforme modelo, ou pelo Protocolo Eletrônico do MPF , conforme o modelo disponível aqui.
Informações para cadastro no Peticionamento Eletrônico do MPF estão disponibilizadas aqui.
Objeto de consultoria
Podem ser objeto de consultoria processos de trabalho relacionados às temáticas de governança, de gestão de riscos e de controles internos do órgão.
Importante ressaltar que o serviço se destina à busca de propostas de soluções em termos abstratos, jamais referindo-se a casos concretos, a fim de evitar qualquer ingerência nas atividades típicas de gestão.
O que orienta a prestação do serviço
As diretrizes para os serviços de Consultoria estão consolidadas no Manual de Consultoria – Audin-MPU.
Apendice A - DEMANDA DE CONSULTORIA.pdf
Apendice A - DEMANDA DE CONSULTORIA.pdf
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relatorio consultoria.pdf
relatorio consultoria.pdf
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